quarta-feira, 29 de maio de 2013

Criação de novos municípios.

O Congresso Nacional agora caminha para concluir a votação da regulamentação do dispositivo constitucional que permite a criação de novos municípios. Aqui, no Rio de Janeiro, nós temos pelo menos um distrito em Cabo Frio, o Distrito de Tamoios, que está um pouco mais avançado, porque a Alerj aprovou já uma lei para a iniciação da criação. Pendente está da votação no Congresso Nacional, que, aliás, tem um embate com o Supremo Tribunal Federal, porque isso já deveria estar regulamentado há muito tempo, mas o Congresso Nacional vem procrastinando.
Agora sai uma reportagem grande tratando da criação de novos municípios na perspectiva da aplicação de recursos públicos, isto, a criação de Câmaras de Vereadores, etc. Quantos municípios foram criados e hoje o êxito é grande para a população? A população de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, defende a emancipação, defende a criação do município. Mas o jornal O Globo, que trata com mais de uma página da criação de novos municípios, condenando a criação, quando fala do Distrito de Tamoios, da lei votada na Alerj para que seja feito o plebiscito, sequer cita os autores da iniciativa, porque a norma que está em vigor é de autoria deste Deputado que ocupa agora a tribuna, Paulo Ramos, e do Deputado Sabino, hoje Prefeito de Rio das Ostras. Mas o cinismo, a agressão é tanta, que a matéria diz que a população no período eleitoral recebe muito a visita de candidatos, sem dizer que alguns se solidarizam com a luta da população e que, de dois em dois anos, temos eleição e todo o Estado do Rio de Janeiro é visitado, independentemente de ser um distrito ou município que esteja lutando pela emancipação, como é o caso do Distrito de Tamoios.
De qualquer maneira, a luta em Tamoios continua. A população do 2º Distrito de Cabo Frio quer a emancipação, porque sabe que, através da emancipação, o Distrito de Tamoios vai crescer e prosperar para o bem daquela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário